Cerimônias

Equinócio de Outono Aryanã - Nascer

Solstício e Equinócio

Solstício e equinócio são fenômenos astronômicos que marcam a posição do Sol em relação à Terra e, consequentemente, o início das estações do ano nos hemisférios.

 

EQUINÓCIO – O termo tem origem na junção dos termos latinos aequus (igual) e nox (noite) – o dia e a noite têm igual duração (exatamente 12 horas).

O Outono tem início em março no Hemisfério Sul e em setembro no Hemisfério Norte.

 

EQUINÓCIO

Início

20 ou 21 de março – (Ano Bissexto)

Hemisfério Norte – 22 ou 23/09 – Outono

Posicionamento da Terra

O Sol incide seus raios diretamente na Linha do Equador

Dias e Noites

Tem igual duração (12 horas)

Dias alteram de acordo com anos Bissextos

HISTÓRICO DO ANO XAMÂNICO ARYANÃ

Entre os anos de 1998 a 2003 os Outonos foram realizados encontros Cerimoniais entre amigos e ritualizávamos a entrada de um novo ciclo. Nestes encontros eram realizados uma integração de conhecimentos, ritos e cada pessoa compartilhava alimentos para o corpo e a alma. Timberê sempre coordenava os ritos, tempo da Cerimônia, direcionava os convites e convidados, geralmente feitos no Sítio São Francisco – Águas da Prata. Em 2000 iniciou o projeto de Construção do Canto dos Xamãs – Águas da Prata e sua inauguração foi conduzida em uma Cerimônia totalmente Xamânica por Timberê, seguindo uma tradição até os dias de hoje. Com o local definido para encontros Xamânicos – Canto dos Xamãs – a cerimônia ganhou   uma fogueira, novos participantes que esperavam o ano todo para este momento, ritos se tornando tradicionais, foi ampliado de um pequeno grupo de 10 pessoas para 300 pessoas. Em 2004 a cerimônia se tornou um evento referência na região e no cenário xamânico passando a ser conhecido como ANO CULTURAL ARYANÃ e em 16 de setembro de 2008 foi reconhecido e incluído no calendário municipal de turismo em Águas da Prata.

ANO CULTURAL ARYANÃ

PORQUE CERIMONIAR ?

Dentre as muitas filosofias e tradições tribais é marcada por ciclos e no ARYANÃ não podia ser diferente.

Neste período de Outono na América do Sul (corresponde com Natal em dezembro no Hemisfério Norte) a tribo ou Clã se reúne para saudar e receber o novo ciclo com muita esperança, beleza, arte e alegria. 

O ANO CULTURAL ARYANÃ é um evento, busca despertar a consciência, integrar saberes e culturas, valorizar tradições, resgatar o respeito pelo sagrado, sensibilizar a auto cura e ritos xamânicos e nativos.

Este encontro não possui correspondência com nenhuma conotação ou tendencia religiosa (RELIGARE), pois o Aryanã considera esta cerimônia apenas um ato do acreditar e um sincretismo religioso dos seus participantes, não interferindo na fé ou crenças.

No Aryanã é bem-vindo todas as crenças que esteja em uma constante ligação / união do homem com a natureza, não sendo necessário o homem assumir uma única religião.  

Nesta Cerimonia (e em todas feitas pelo Aryanã), não consagramos a medicina da floresta, não fazemos uso de plantas ou substancias psicotrópicas em nossas cerimonias e não permitimos o uso nestes ritos por participantes durante os nossos trabalhos.

Como tudo que acontece no Aryanã, fundamentamos este rito pelos ciclos das estações do ano e pelas cores do Arco Íris.

Cada ano acompanhamos a Astrologia e a Cosmologia Aryanã, tendo uma cor e um planeta Governante ou Regente que dará os atributos e ações para aquele ano.

Usamos as Cores do Arco-íris, também usadas por vários estudos, mas no Aryanã este uso se refere a uma lenda dos Nativos Norte Americanos:

“Os Guerreiros Arco-íris retornariam e ocupariam os seus lugares.

Seria um novo momento, unindo todas as cores, todas as diferenças, todas as raças, todas as idades, todas as sabedorias, todas as crenças para andar em paz e harmonia.  

O olhar para o lado, faria ver um irmão com seus defeitos e qualidades aceitáveis e as crianças (menores pelas hierarquias) seriam protegidos, orientados pelos bons exemplos e tratados como seus amados filhos.  

A roda arco-íris iria girar, trazendo cura para nosso coração, para nossa mente, para o nosso espírito e esperança para todas tribos, clãs e nações, mas quando cruzarmos o arco íris (morresse), não estaríamos mais separados, mas unidos pela razão da vida”

 

Os ciclos Aryanã são marcados pelas regências anuais (365 dias) planetárias associadas as cores do Arco-íris na sequência harmônica que possui.

A cada 36 anos iniciamos um novo ciclo de Regência Governante – planeta que atua junto com o planeta anual por 36 anos – então temos o planeta Governante (36 anos) e o planeta regente anual (365 dias).

INICIO DO ANO CULTURAL ARYANÃ

Dentro do Calendário Cosmológico Aryanã, nossa mudança de ciclo acontece em 20 ou 21 de março (depende do ano bissexto ou não), período onde as águas das chuvas tornam -se sagradas e molham os grãos que estão na terra para os momentos mais férteis que virão.

Através de um cerimonial, festejamos agradecendo o ciclo que passou, refletimos sobre os grãos colhidos, preparamos cada grão de mudança, esperança e amor de forma festiva, valorizando a vida e a energia que será trabalhada até o próximo ciclo.

O “Ano Cultural Aryanã” procura transmitir um pouco das tradições nativas aos participantes, valorizando a integração de Culturas, através de apresentações artísticas, palestras, rituais nativos, integração com o público presente, pois no contexto de nossa história formamos a fusão de várias tradições.

A Cerimonia do ANO CULTURAL ARYANÃ acontece sempre no primeiro sábado após a entrada do signo de áries (20/03 ou 21/03) e apresenta uma programação própria sempre mantendo a tradição e orientação do Xamã Timberê Aryanã e a execução conta com doações, parcerias e patrocinadores.

SEJA UM APOIADOR – PARCEIRO – PATROCINADOR DESTE EVENTO

O Aryanã está montando a partir do Equinócio de Primavera uma comissão de voluntários que ajudam a organizar e viabilizar o ANO CULTURAL ARYANÂ com Shows de artistas de representam através de danças, cantos e exposições as 04 culturas (Negra, Branca, Vermelha e Amarela), Vivencias Xamânicas e de autoconhecimento e a Cerimonia Aryanã que se tornou tradição.

Para que o Evento ocorra é necessária uma comissão para conseguir recursos financeiros e o evento se torne filantrópico ajudando com sua entrada (doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza) instituições locais cadastradas junto a assistência Social do Município de Águas da Prata.

Para que o evento aconteça, existe investimentos de som, local, recursos pessoais, transportes e cachês de artistas / Palestrantes e a comissão trabalha como voluntários para conseguir estes recursos.

 

Venha cadastrar e ser um voluntário / Staff deste evento – Organização e Recepção.

 

Se você é artista / músico / escola de danças / expositor de obras de arte / performasse artística e pretende fazer parte deste evento – cadastre e descreva seu trabalho.

 

Se você é Palestrante / Terapeuta / Educador e possui temas que poderia contribuir com palestras e vivencias diárias neste evento – cadastre e descreva seu trabalho

PRÓXIMO EVENTO

25/03/2023

TEMA: TRANSFORMAÇÃO DO SER

ANO VIOLETA