Constelação Familiar
Constelação Familiar Sistêmica Aryanã
A Constelação Familiar Sistêmica, é um método terapêutico vinculado à psicologia transpessoal Integrativa.
A técnica acolhe e reorganiza os conflitos nas relações, geradoras de crise, doenças, problemas de relacionamentos, exclusão, desvalia, decepção, dificuldades, profissionais e administrações de negócios. A Constelação Familiar propicia um novo fluxo consciente para uma nova ordem familiar e individual próspera e harmônica.
O que é Constelação
O nome Constelação Familiar veio com a tradução do primeiro livro de Bert Hellinger, originalmente em inglês. A tradução literal do trabalho é “Colocação Familiar”, pois os elementos são posicionados numa certa configuração de relações.
É uma técnica terapêutica sistêmica que possibilita:
Conscientizar os elos existentes nos sistemas familiares e organizacionais (empresas)
Muitas vezes, são os causadores de muitas dificuldades, doenças, problemas de relacionamentos, depressões, decepções, dificuldades profissionais, exclusão e desvalia.
Reorganizar os sistemas através da ordem do amor, hierarquias, pertencimento e inclusão.
Com o uso desta metodologia, o cliente define temas que geram desconfortos ou geram traumas e eles serão abordados, tornando-se mais consciente. Com esta técnica o cliente consegue olhar o que acontece e criar uma forma de ordenar seu mental e emocional.
Constelar um tema é uma forma de rever emaranhados em cada elo que nos une (com passados e antepassados) até o momento presente. Transforma, traz a vitalidade e a auto cura de forma harmônica a todo sistema.
Origem Técnica
Desenvolvido por Anton “Suitbert” Hellinger (conhecido como Bert Hellinger), que nasceu em Leimen em 1925. Criado em uma família católica, conviveu com o nazismo e serviu ao exército alemão. Capturado na Bélgica, posteriormente fugiu e voltou para Berlim. Após esse evento, tornou-se padre católico missionário e serviu na África do Sul por 16 anos. Lá conheceu a dura realidade do Apartheid e trabalhou, favorecido pela visão mais aberta dos padres anglicanos, com dinâmicas de grupo.
Retornou à Alemanha e estudou gestaltoterapia; após dois anos de estudos, deixou sua ordem religiosa e se tornou psicoterapeuta. Estudou diversas teorias psicoterapêuticas: psicanálise; terapia primal, de Arthur Janov; análise de estórias, de Eric Berne; análise transacional, hipnoterapia.
Nos anos 1970, teve contato com o trabalho de Virginia Satir, encantando-se pelo fenômeno da representação familiar desenvolvido por ela (que se passou a chamar de “escultura familiar”). Começou, então, a refletir sobre a consciência e as forças que atuam nos grupos familiares.
Hoje, Bert Hellinger atua em várias partes do mundo com workshops, cursos, palestras, atendimentos. É autor de vários livros na área de Constelação Familiar.
Método da Constelação Familiar
Na Constelação Familiar Aryanã, Timberê Aryanã utiliza os conhecimentos e as técnicas de Bert Hellinger associado aos seus conhecimentos terapêuticos e práticas xamânicas.
Os princípios Aryanã agregados as técnicas de Bert Hellinger e as vivências xamânicas Aryanã, transformam em uma linda terapia Sincronizada em grupo.
A condução intuitiva com a sabedoria do xamã Timberê Aryanã, gera no grupo uma energia transpessoal que integra os sistemas e Equaliza Quanticamente os resultados de cada vivência.
Sentindo como funciona
O cliente não precisa conhecer a técnica, pois trabalha-se com a fenomenologia sistêmica, associada e baseada na própria percepção do constelado e dos representantes, e não está associada a nenhuma religião ou crença.
Neste trabalho participam:
- Terapeuta: Timberê Aryanã que coordena e conduz o trabalho Sistêmico Aryanã
- Constelado: cliente que agenda previamente e leva um tema a ser abordado – “um nó na sua história de vida”
- Representantes:número limitado de participantes que interagem no sistema a convite dos constelados deste dia e do terapeuta que conduz – “auxiliam desatar o Nó e estabelecer Laços afetivos” (na sua história e na vida das pessoas que auxilia).
A idade mínima aconselhável para constelar e participar é de 16 anos (mas os pais podem constelar seus filhos de qualquer idade).
Geralmente, o grupo se reúne em círculo, tendo destaque as cadeiras do terapeuta e constelado.
O Constelado deve ter um tema claro (o nó que mais incomoda sua vida bem definido) e será através de técnicas usadas pelo terapeuta decodificado, respeitando as leis da Constelação Familiar estabelecidas por Bert Hellinger : hierarquia, pertencimento e inclusão para a reorganização do sistema.
Neste trabalho em grupo, muitas vezes é chamado por terapeutas de Constelação Familiar de Workshop Sistêmico, são trabalhados 3 temas por período (um tema por constelado) com intervalos entre um tema e outro com parada para café e confraternização com média de 90 minutos cada constelado (tempo que pode variar de acordo com o tema).
Se o Constelado tem uma urgência ou necessidade de rapidez no tema ele pode agendar de acordo com as vagas disponíveis, mas se o tema pessoal ainda não foi definido: curiosidade, necessidade de conhecer, indicações por pessoas que não souberam explicar a técnica ou tem um tempo disponível para solucionar, aconselho que participe como um Representante.
A vivência do processo é a melhor forma de compreensão da Constelação Familiar Sistêmica Aryanã, porque esta é uma técnica Sinestésica (só se compreende vivenciando).